quarta-feira, 16 de outubro de 2024

HOMENAGEM JS - 23.09.2024 - CCRB BRASIL - CLUBE DE RODEIO

O CCRB BRASIL 

COM PROFUNDA TRISTEZA INFORMA QUE  

EM 23 DE SETEMBRO DE 2024 FALECEU 

JOÃO SÉRGIO JACINTO

UM DOS NOMES MAIS CONSAGRADOS DO RODEIO BRASILEIRO

E DO AGRONEGÓCIOS NO BRASIL.

QUE DEUS CONFORTE OS CORAÇÕES DE FAMILIARES E AMIGOS. 

O CCRB BRASIL SEGUE EM ORAÇÕES...



Claudinha: "Adeus João Sérgio 
grande amigo e 
grande companheiro 
de uma vida inteira no rodeio... 
Você já faz muita falta... saudades eternas... 
Grande "Vaqueiro"
(como ele pedia para chamá-lo: "Vaqueiro"
um grande "Cowboy" 
e apaixonado pelo mundo rural...
O ser humano mais incrível que 
tive a honra de conhecer e conviver...
descanse em paz Cowboy."

Claudia Brasil

(Claudinha)
Presidente do CCRB Brasil 



Foto: Iris Roberto




Kaká de Barretos mencionou em seu instagram: "Quem nos abandonou hoje aos 73 anos, vítima de complicações hepáticas foi o amigo João Sérgio Jacinto. Eu o conheci na década de 90, época do Cowboy do Asfalto/Rodeio de Goiânia/Federação Nacional de Rodeio Completo. Exímio laçador; apaixonado pelos muares, bovinos long horn, foi um dos pioneiros na produção de Mulas de Laço, cruzando Jumento Nacional X Éguas Quarto de Milha. Atuou também na compra de gado para frigoríficos, chegando a ter participação acionária no Friboi. Até um dia!!Meus sentimentos à família e amigos." 

  Nelore Adir comentou em seu instagram: É com profundo pesar e tristeza que recebemos a noticia do falecimento do nosso grande amigo João Sérgio Jacinto @jsbovinos, verdadeiro cowboy brasileiro, muladeiro apaixonado que sempre acreditou no muar. Um dos maiores compradores e conhecedores de boi de corte do país.
Membro efetivo da Diretoria da Associação Goiana dos Produtores de Novilho Precoce, deixou um legado de anos de trabalho e dedicação a pecuária brasileira.
Nossos mais sinceros sentimentos a família e aos amigos.



Foi noticiada a seguinte  matéria no site Compre Rural:
  
"João Sérgio Jacinto foi um grande entusiasta do mundo da pecuária, muladeiro e um dos pioneiros da Raça Texas Longhorn no Brasil; pecuarista faleceu em decorrência de um câncer no fígado. 

O Brasil perdeu nesta segunda-feira (23) um dos maiores compradores e conhecedores de boi de corte do país, João Sérgio Jacinto, pecuarista e proprietário da Fazenda Santa Elvira, no município de Santa Bárbara em Goiás. 

João Sérgio faleceu em decorrência de um câncer no fígado. Um autêntico – e um dos últimos – cowboys, como ele mesmo dizia, nasceu na cidade de São Sebastião da Grama, São Paulo e aos 15 anos de idade já carreava carro de boi e conseguiu o seu primeiro trabalho na área. 

Já no início da década de 70 foi convidado pelo senhor Armando Cabral para trabalhar no frigorífico Cabralde Assis como apartador de Boi Magro e Comprador de Boi Gordo. 

Em 1979 trabalhou na Fazenda Campanario por um curto período de tempo, onde gerenciou a propriedade cuidando de 40 mil animais. Foi nessa fase de sua vida que ele se apaixonou pelos cavalos Quarto de Milha e muares.

Em 1980 foi convidado para trabalhar em Assunção no Paraguai pelo seu antigo patrão (Armando Cabral), em um Frigorífico que se chamava Frigorífico Pampa, onde desenvolveu a técnica de compra de boi. Em 1981, chegou na cidade de Goiânia para trabalhar no frigorífico Boivi, que também era do Sr. Armando Cabral em sociedade com Manuel Pires Barqueiro, foi comprador de boi magro e gordo, onde ficou por 13 anos. 

Em 1994 começou sua jornada no Friboi como comprador de boi gordo, onde ficou durante 14 anos exercendo essa função. 

Em 2008, recebeu uma homenagem pelo tempo prestado como comprador de boi gordo dentro da Friboi e passou a exercer a função de comprador de boi magro para o JBS confinamento. 

Em 2011, abriu o escritório JS Bovinos como parceiro da JBS para voltar a comprar boi gordo. Se manteve como comprador de boi magro para a empresa e ao longo dos anos apareceram novos parceiros, como a JBJ confinamento, Mataboi e Frigorífico Frivam.

João dizia que sua paixão pelos muares estava em seu sangue. “Desde que me conheço por gente eu pratico a montaria em cavalo, com o tempo comecei a mexer com as mulas Quarto de Milha, animais de muita inteligência que usamos para laçar, é uma paixão que só quem tem, que sabe. Eu tenho haras com muitos cavalos, mas sou apaixonado mesmo é por mula” – declarou ele, em entrevista recente.

Quem também deixou seu depoimento sobre a partida de João Sérgio foi Ana Paula Brito, assessora de leilões e proprietária da página do Instagram @anapaulabritooficial. 

“Recebi com profunda tristeza a notícia do falecimento do meu amigo João Sérgio. Um homem simples, humilde e trabalhador, cuja partida ainda me custa acreditar. Nossa paixão compartilhada pelos muares nos uniu ao longo dos anos, tive o privilégio de aprender com ele, um dos meus maiores incentivadores nessa jornada que trilho hoje. João Sérgio, ao lado do Valdomiro – seu melhor amigo – e da equipe JS, não apenas deu voz aos Muares Quarto de Milha, mas também revolucionou o mercado da pecuária, deixando um marco inegável” – lamentou Ana Paula." 

Leia mais em: https://www.comprerural.com/brasil-perde-um-dos-seus-ultimos-cowboys-joao-sergio-jacinto/

Fonte: https://www.comprerural.com/brasil-perde-um-dos-seus-ultimos-cowboys-joao-sergio-jacinto/#:~:text=O%20Brasil%20perdeu%20nesta%20segunda,de%20um%20c%C3%A2ncer%20no%20f%C3%ADgado.










A história de João Sérgio Jacinto: 





Parte 1



Parte 2











 AGRO de luto e rodeio brasileiro de luto.

Partiu um dos últimos cowboys originais. 

Um apaixonado pelas tradições sertanejas. 

Companheiro de uma vida inteira no rodeio...

Deixa grande legado. 

Ficam as lembranças e a eterna saudade...

Descanse em paz grande amigo e grande companheiro JS.

















JS quando bem novo sonhava em ter um cavalo e ser cowboy igual 
as fotos que via nos LPs de alguns cantores:   




quarta-feira, 19 de abril de 2017

BLOG COISAS DE GOIÁS - SAIBA MAIS

Coisas de Goiás!  Saiba mais!
Não se sabe ao certo a origem do nome Goiás. Acredita-se, no entanto, que teria se originado da tribo dos goyazes, antigos habitantes da região.
Goiás é o nono estado mais rico do país, além do mais populoso do Centro-Oeste.
O estado é banhado por três importantes bacias hidrográficas: Bacia do Paraná, Bacia do Tocantins e Bacia do São Francisco.
Você sabia que Goiás e Tocantins formaram um único estado no passado? A emancipação de Tocantins ocorreu em 1 988. Sua capital é Palmas.
A capital do estado de Goiás é Goiânia.
O que mais chama a atenção dos turistas que visitam Goiânia (principalmente os que vivem em regiões mais montanhosas como a Serra Fluminense, a Serra Gaúcha e a Grande São Paulo, cabe aqui salientar) é a geografia plana da cidade.
A região metropolitana de Goiânia possui em torno de 2 milhões de habitantes e inclui as cidades de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Trindade, Inhumas, Senador Canedo e Bela Vista de Goiás entre outras.
Goiânia fica a cerca de 200 quilômetros de outra importante região metropolitana brasileira: Brasília. Juntas as cidades entre a capital nacional e a capital de Goiás, abrigam quase 5 milhões de pessoas.
Goiânia é uma das 10 capitais com melhor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do país, na frente de cidades importantes como o Rio de Janeiro.
Goiânia é uma das cidades mais arborizadas do país, ao lado da paranaense Curitiba e da paraibana João Pessoa. É também a capital com maior número de praças.
O primeiro centro administrativo (em outras palavras, o primeiro “Palácio do Governo”) de Goiânia funcionou debaixo de uma árvore. A amoreira onde o primeiro administrador municipal despachou existe até hoje no Centro da cidade.
A ocupação do território goiano teve início com os bandeirantes provenientes de São Paulo. A primeira cidade do estado foi a Cidade de Goiás, fundada pelo bandeirante Bartolomeu Bueno da Silva – que é também conhecido como Anhanguera.
A Cidade de Goiás – que também é conhecida como Goiás Velho – foi capital do estado até a fundação de Goiânia em 1937.
O ar em Goiás é relativamente seco e a vegetação típica do cerrado brasileiro. De maio a setembro predomina a ausência de chuvas e o clima mais ameno, com temperatura média de 23º Celsius na Grande Goiânia.
Usado antigamente como ingrediente na produção de sabão, o pequi é a fruta-símbolo do estado de Goiás. Apreciado na culinária local, ele é utilizado no preparo de compotas, sobremesas e pratos salgados. O prato mais famoso é o arroz com pequi.
A culinária goiana é extremamente diversificada, recebendo influência de diversas regiões. Entre os seus pratos principais estão o suã com arroz, o peixe na telha, o arroz com pequi e a pamonha.
A maior estância hidrotermal do mundo é a cidade goiana de Caldas Novas. Suas águas quentes atraem turistas de praticamente todo o país.
Além de Caldas Novas, a região das águas quentes de Goiás inclui ainda as cidades de Jataí e Lagoa Santa. A água que brota do solo em elevadas temperaturas alimenta as duchas, os poços, as piscinas de hotéis e os parques aquáticos locais.
A segunda cidade mais rica do estado é a Anápolis, situada a cerca de 50 quilômetros de Goiânia. Seu polo industrial é bastante desenvolvido, com destaque para a indústria farmacêutica.
Anápolis é considerada uma das cidades brasileiras com melhor potencial logístico por estar às margens de rodovias e ferrovias que interligam o país de norte a sul. Foi também escolhida como uma das 20 cidades brasileiros do futuro.
A cidade goiana de Nova Veneza recebeu esse nome em homenagem à cidade italiana de Veneza. E não é sem motivos. Ela possui um grande contingente de descendentes de italianos.
Fonte: http://www.maiscuriosidade.com.br/21-coisas-que-voce-precisa-saber-sobre-goias/ 

GOIANÊS
Dicionário Goianês prô ceis!
Um micro-dicionário goianês-português para você, quando vier conhecer a cidade e poder usufruir de toda a simpatia do povo goiano, entendendo tudo que ele diz!
Lembre-se: Ao construir o plural em goianês é necessário que apenas uma ou duas das palavras da frase esteja no plural. Ex.: "As minhas irmã vai vir passar o feriado aqui comigo."
Obs.: Os verbetes abaixo servem para todo o Estado de Goiás.

VERBETES 

Deixa eu te falar - Com a variação Ow, deixa eu te falar. Introdução goiana para um assunto sério. Nunca, mas nunca mesmo, chegue para um goiano falando diretamente o que você tem que falar. Primeiro você tem que dizer 'ow, deixa eu te falar', para prepará-lo para o assunto. Em Goiás você precisa seguir o ritual de uma conversação. Ex.: 'E aí, bão? E o Goiás, hein? Perdeu! Acho é poco . Oww, deixa eu te falar, lembra aquele negócio que eu te pedi…' A forma abreviada é te falar. Em neo-goianês: Dê'xeu falá.

Deixa eu te perguntar - A mesma coisa que deixa eu te falar, mas usado, obviamente, quando você vai perguntar algo.

Acho paia - Equivalente a 'É Foda', que significa achar algo sem graça; ruim; de mal gosto...enfim, paia!

Chega dói - Chega a doer. Ex.: Deixa eu te falar, essa luz é tão forte que chega dói a vista. Na verdade essa forma pode ser usada com quaisquer outros verbos combinados com o verbo 'chegar'. Ex.: chega arranha, chega machuca, chega engasga.

Chega doeu - Chegou a doer, ou seja, o passado de chega dói.

Coisa -Trem.

Di Rocha - Serio? Ex: 'Comprei um trem lá de 200 real' 'Di rocha?' 'Di rocha vey!'

Negócio -Coisa.

Trem -Negocio.

Véi -Cara.

Fiduma égua - Se no Brasil e no mundo é natural xingar alguém de Filho da Puta em Goiás já é diferente se usa Fiduma égua ou apenas fidégua.

Prego - Tanto é o Prego que naturalmente todos conhecem, como se usa para referir a uma pessoa chata, insuportável, vacilão, que não é boa pessoa. Ex: Sai fora cara cê é prego!

Presença - Se refere a uma pessoa boa pinta que é companheira/brother e não te causaria problemas. Ex: Dê-xa ele entrar que ele é presença

 -Endoça o uai.Ex: 'uaai sô..'

Uai - uai! uai é uai ,uai! Ex.: Pergunta: Goiano, você vai à festa hoje?; Resposta: Uai... vou!

Encabulado - Impressionado. Ex.: Estou encabulado que você nunca tenha ouvido alguém falar 'chega dói' antes.

Pior- Afirmativa ex: hj foi ruim a aula resposta: pior....

Em riba-Em cima. Em bom goianês: 'In riba'.

Bão? - Goianês para 'Tudo bem?' Também é usada a forma bããããão?.

Pinicar-Dar coceira.

Tá boa? - Goianês para 'Tudo bem?' usado para mulheres. Em outras regiões do Brasil seria interpretado de outra forma…

Alembrar-Lembrar.

Banhar-Tomar banho.

 - expressão de surpresa como "vixe", "credo", pronunciado: 'nóóóóó' ou "nuuuuu".

Bão mesmo? - É comum usar o 'mesmo?' depois de coisas como 'e aí, tá bom/bão', como se pedisse uma confirmação de que a pessoa tá bem e não apenas fingindo que está bem.

Bão bisurdo - o cúmulo do bão.

Dedar- Denunciar.

Piqui - Pequi, fruto típico de Goiás, bastante usado na culinária goiana.

Mais - Substituto goiano da conjunção 'E'. Ex.: Eu mais fulano estamos no Goiás.

Pit Dog - Uma espécie de filho bastardo de uma lanchonete com uma barraquinha de cachorro-quente. Apesar desse nome estranho, os sanduíches são muito bons!

Queijim - Rotatória.

Tem base? - Expressão tão goiana que existe até em slogan impresso em bandeiras e camisetas exaltando o Estado: Sou goiano. Tem base?. Pode ser traduzido como 'Pode uma coisa dessas?', só que usado com muito mais frequência. Em neo-goianês: Têm bas?

Tamém - Também, muitas vezes audível como (toméin).

Ocê - Você.

Num - Não. Ex: Uai, que que foi que ocê num foi lá in casa?

Errensga -Mesmo que rensga!

Rensga -Admiração ou surpresa extrema. Ex: Uma pessoa diz: Ganhei na mega-sena!/ A outra responde: rensga!

 -Mesma coisa que Rensga, goiano é econômico.

Mandruvá - Mandorová.

Dar Trela- Dar confiança, dar atenção ou loucura,geralmente ataque de risos.

Coró -Mesmo que mandruvá.

Sinaleiro - O mesmo que semáforo.

Dar rata - Algo como cometer uma gafe. Ou seja, dar rata é o goianês para 'fazer merda'

Calçada - Pode significar: 1. Lugar para estacionar carros; 2. Local onde se colocam as mesas dos botecos e restaurantes. 3. Ponto de venda dos camelôs. Note que não existe, em Goiás, calçada no sentido de lugar para pedestre, pois não sobra espaço para pedestres entre os carros e as mesas.

Anêim - Algo que parece ter vindo de 'Ah, não!', que virou 'Ah, nem!' Mas, às vezes, é simplesmente usado na frase com um sentido de desagrado. Quando vejo escrito por aí, vejo o povo escrevendo 'anein', 'aneim', 'anêim' e outras variantes. Ex.: se eu ia viajar com a turma e de repente não posso mais, alguém exclama: 'Anêeeim, cara! Que pena!'

Abusar - Tirar onda, fazer troça, zombar, ridicularizar, fazer piada de...

Arve - Árvore (isso lembra 'As arvres somos nozes')

Arvinha - Árvore pequena.

Diminói - Diminuir, abaixar. Ex: Diminói o volume desse tren minino!! (uma mãe goiania ordenando que o filho baixe o volume da TV)

Altia - Aumentar, elevar. Ex: Altia que eu quero escutar! (um pai goiano querendo ouvir a TV)

Arvona - Árvore grande.

Madurar - Amadurecer.

Lascou - Amplo sentido, pode ser o mesmo que "Fudeu!", mas também usado para arremessar objetos. Ex. Ele veio ni mim e eu lasquei a pedra na fuça dele.

Fuça - Tanto se refere ao focinho dos animais, como para cara rosto de uma pessoa, fazendo logo uma referência aos porcos que fuçam a lama.

Corgo - Lê-se córrr-go. Córrego.

Corguim - Lê-se córrr-guim. Diminutivo de corgo.

Quando é fé - Algo como de repente, ou até que. Ex.: 'Estava no consultório do dentista, ouvindo aquele barulhinho de broca, e quando é fé sai um menininho chorando de lá.' Em neo-goianês: Quandefé.

Provar -Experimentar

Num dô conta - Pode ser traduzido como Não consigo, não sei, não quero, não gosto, etc. No resto do País, não dar conta é usado mais no sentido de 'não aguentar'. Por exemplo: Não dei conta do recado, ou Não dou conta de comer isso tudo sozinho. Já aqui em Goiás é usado para quase tudo. Ex.: Num dô conta de falar inglês ('não sei falar inglês'); Num dô conta de continuar em Goiânia nas férias ('Não quero/não aguento continuar em Goiânia nas férias); Num dô conta de imprimir usando esse programa ('não sei imprimir usando esse programa');"Num dô conta duns trem desse"('Não consigo compreender isso')

De sal - Salgado. Ex.: Pamonha de Sal. (Eu jurava que era de milho… dãã)

De doce - Se 'de sal' é salgado, então 'de açúcar' é doce, certo? Errado! Em Goiás as coisas não são doces, elas são de doce.

Esbaforido(a) - Quando se está cançado.

Aguniado(a) - Quando não está suportando mais algo, ou seja com agonia.

Tãotá - Aglutinação tosca de "então tá" Ex: Tãotá combinado pra amanhã a noite no posto de gasolina.

Tãotabão - "Então está bom"

Esturdia - Se refere a um fato passado variação de "esses dias" (outro dia). Ex: Esturdia eu tava jogando bola...

Talrisveis - O simples talvez. ex: vÔ vai comprar kisuqui hj? Talrisveis meu fii, talrisveis.

Apertume - Muito apertado, apertado mesmo, apertado de com força.

Posar - Dormir.

De com força - O cúmulo da ênfase. Quando os nativos não tem mais palavras pra se expressar. Ou em bom goianês: "Di cum força".

Segue tudo quanto é vida - Quando algum goiano tenta orientar um turista perdido e quer dizer que deve andar por muito tempo em linha reta, ou seja, pra frente por uma longa distância.

Caçar -. Goiano não procura, goiano caça. Ex.: “Estive te caçando o dia inteiro”. “Não sei onde está, mas vou caçar esse papel para você.”

Trem - Qualquer coisa pode ser chamada de trem, inclusive um trem. Ex.: “Ôôô trem bão!” (ô, coisa boa!) Já ouvi até mesmo a seguinte declaração de amor: “Te amo, Trem!”.

Dimais da conta - Em Goiás, deve-se evitar utilizar a palavra “demais” isolada. A forma correta é “demais da conta”. Ex.: “Gosto disso demais da conta!”. “Conheço a região demais da conta!”

Custoso - Teimoso. Também ouço como se fosse algo que dê trabalho. “Esse moleque é custoso demais da conta!”Quando se encontra uma criança sempre se diz:``eêh,quis mininu custoso´´!?

Vuadeira - Que já foi Voadeira e é Voadora (o golpe, agressão).O Lindomar - o Sub-Zero brasileiro, cavaleiro goiano - deu uma vuadeira na babá má!

Ou quá? - Algo como “ou o quê?”. Ex.: “Você vai sair com a gente ou quá?”

Apiá - Não pense que eles esta querendo falar com os PINTOS (ave filhote de galinha) e sim pedindo pra você descer...( VAMOS APIÁ = VAMOS DESCER)

Mala - No resto do mundo, significa pessoa chata, insuportável. Lá, é como se chamam espertos, políticos e malandros em geral.

Vô ligá lá in casa - Na Goiânia e no Goiás, não se telefona "para", e sim "em", "na" ou "no".
Oruvalho - Orvalho.

Tá cedo moço! - Expressão utilizada quando alguém de despede em Goiás, mesmo tendo ficado mais de 5 horas seguidas.

Enriba, Riba ou Sunga - O mesmo que ``em cima´´ ou ""puxar para cima".``Vô lá prá riba agora´´.``Sobe lá Enriba dá taba´´. Em neo-goinês: Inriba. Sunga essa calça mininu!.

Taba - Uma somples Tábua de madeira.

Por causa di que? - Expressão utilizada quando você quer saber o por que de alguma coisa! Em neo-goinês: Causdiquê

Taquipariu - O mesmo que "Puta que o pariu"

Gueroba - O mesmo que Guariroba

Pegou - É usado em diálogos desta maneira: " Eu 'tava' lá em casa 'vênu' TV aí meu pai 'PEGOU' e 'falô' assim ó...

Babalú - Não é atriz nem chiclete. É simplesmente o efeito RL numa bike...

Biscreta - Bicicleta.

Veáco ou veiáco - Significa esperto, atento ou preparado.

Bicicleteiro - O mesmo que ciclista.

Judiação - Interjeição de pena: Ô judiação! Geralmente usada quando o goiano vê uma pick-up heavy duty acabada em um poste.

Mota - O mesmo que motocicleta.

Terrêro - o mesmo que quintal: "oh minino, sai logo desse terrêro".

Carcá - enfiar, colocar, pôr. Por exemplo: "ocê não me enche mais o saco senão eu 'carco' a mão no pé da sua oreia!"

Invinha - Quando algo vem em sua direção. Ex.: "Eu tava atravesanu a rua e invinha a moto tão rápido que quase que me pega!"

Tendi - O mesmo que Entendi.

Loco - O mesmo que Louco.

Apanhar - o mesmo que pegar. Apanhar é pegar, tomar para si. Ex "Ow zé, simbora apanhá umas manga no quintal depois do trabai!"

Fonte: http://desciclopedia.org/wiki/Goian%C3%AAs